viscosidade
Realizamos este experimento com o objetivo de determinar a viscosidade da glicerina, isso utilizando dois métodos, o experimento com a coluna de Stokes e através do corpo Ford.
Introdução
No experimento tratado a seguir, estudamos a viscosidade e suas propriedades.
A viscosidade é uma propriedade física que caracteriza a resistência ao escoamento de um fluido simples.
Neste trabalho iremos calcular a viscosidade da glicerina que é um liquido viscoso, incolor, inodoro, higroscópico e com sabor adocicado. A Glicerina tem uma ampla gama de aplicações, tais como emulsificante, amaciante, plastificante, estabilizante e umectante em pães, sorvetes e tabaco; em loções para a pele, enxguantes bucais e em inúmeras preparações cosméticas e farmacêuticas; entre outros.
Para calcular a viscosidade de fluídos podem ser utilizados vários métodos, nós iremos utilizar o método da coluna de Stokes e do copo Ford, para determinar a viscosidade da glicerina.
Viscosidade
A viscosidade de um líquido (inverso da fluidez) mede a resistência interna oferecida ao movimento relativo de diferentes partes desse líquido. A viscosidade mede a resistência de um líquido em fluir (escoar) e não está diretamente relacionada com a densidade do líquido, que é a relação massa/volume. Por exemplo, o óleo de soja utilizado para cozinhar é mais viscoso que a água, embora seja menos denso. Apesar da nítida diferença entre viscosidade e densidade, é comum ouvir a frase “este líquido é muito denso” para se referir a um líquido que tem dificuldade em escoar. A frase correta deveria ser “este líquido é muito viscoso”.
No SI, a unidade da viscosidade cinemática ν é m2/s. No sistema CGS é utilizada a unidade Stokes (St), sendo um Stokes igual à cm²/s e dada a magnitude do seu valor é preferível utilizar a forma centistokes.
Lei de Stokes
Considerando uma esfera de raio R movendo-se através de um fluido com uma velocidade constante. Então, sobre esta esfera existe uma força de