EN mecanica
Quando construir em aço?
Edição 134 - Maio/2008
A escolha do sistema construtivo não deve ser meramente baseada em custos
A pergunta “Quando construir em aço?” é freqüentemente repetida. E as respostas estão quase sempre apoiadas em uma lista de vantagens e em estudos comparativos de custos que não avaliam o impacto no investimento.
Em muitos casos, a simples afirmação de que a estrutura em aço ficaria mais cara encerra uma análise. Em outras situações, a opção por sistemas ditos convencionais é feita pelo desconhecimento de outros sistemas, e não garante que a decisão seja a mais correta.
A escolha do sistema construtivo não deve ser uma competição entre os tipos de estrutura, mas uma decisão com base nas necessidades da obra e nas características de cada sistema.
Portanto, a pergunta que deve ser feita, sem qualquer tipo de tendência ou preferência, é: “Que estrutura é mais adequada para a minha obra?”.
A maior dificuldade para identificar o tipo de estrutura mais adequada é a falta de uma metodologia de avaliação que leve em conta diferentes qualidades e desempenhos, e a influência da estrutura nos demais serviços, que podem beneficiar o custo total da obra.
O tipo de estrutura mais adequada
Uma metodologia de avaliação que identifica a estrutura mais adequada deve examinar alguns pontos importantes, como:
a) foco no melhor resultado para a obra;
b) existência de um momento ideal para a escolha;
c) análise das características da obra;
d) base no conhecimento de cada sistema.
O momento da escolha
Examinando o gráfico 1, observamos que durante o estudo de viabilidade e a definição da concepção, a possibilidade de interferência é alta e os custos acumulados são ainda muito baixos, podendo ser este o momento ideal para a escolha do sistema estrutural. Quanto mais cedo for feita a escolha, maior será o tempo para a otimização do sistema escolhido, obtendo-se assim um resultado ainda melhor.
Análise das características