DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE COM VISCOSÍMETRO COPO FORD
COPO FORD
1 Objetivo do Experimento
- Determinar as viscosidades de três tipos de óleo na temperatura ambiente;
- Avaliar a incerteza nos valores experimentais obtidos.
2 Introdução
Fluido perfeito é aquele onde não existem forças internas que se oponham ao escorregamento das diversas partes do fluido umas sobre as outras. Se um fluido está em repouso, as forças de contato se reduzem a forças de pressão normais, não se opondo a esse escorregamento. Mas quando o fluido se encontra em movimento, forças tangenciais aparecem se opondo ao escorregamento relativo de camadas adjacentes do fluido, e essas forças recebem o nome de Forças de Viscosidade (UNIVERSIDADE DO ALGARVE).
A viscosidade de um líquido mede a resistência interna oferecida ao movimento relativo de diferentes partes desse líquido, ou simplesmente, a resistência para fluir (UFSC). Quanto maior a resistência ao deslocamento do fluido, maior é sua viscosidade. É uma importante propriedade de óleos combustíveis e lubrificantes, e pode ser utilizada em projetos de dispositivos, como no cálculo de potência de bombas e determinação de mancais (UNISANTA). A unidade de viscosidade, em geral, é centistokes (cSt), a centésima parte do Stoke. Um centistoke vale . A viscosidade é medida por meio de viscosímetros. Existem quatro tipos básicos de viscosímetros:
- Capilar: a viscosidade é medida pela velocidade de escoamento do líquido através de um capilar de vidro. Nele são feitas duas marcas onde é medido o tempo de escoamento. Recomendado para líquidos newtonianos de baixa viscosidade.
- De Orifício: a viscosidade é medida pelo tempo que um determinado volume gasta para escoar através de um orifício existente no fundo de um recipiente. Indicado em situações onde a simplicidade e rapidez são mais importantes que a exatidão da medida.
- Rotacional: a viscosidade é medida pela velocidade angular de uma parte móvel separada de uma parte fixa