Experimento com crianças de idades variadas
Curso:Pedagogia Disciplina: Psicologia da Educação I: Infância e adolescência
Tarefa: AII-3 – Experimento com crianças de idades variadas
Experimento e Relatório
ESTUDO SOBRE O EGOCENTRISMO/CONSERVAÇÃO DE MASSA Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit. apud Terra, 2011). São eles:
• 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
• 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
• 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
• 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
“Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia” (Coll e Gillièron, 1987, apud Terra, 2011, s.p). Trataremos, portanto, neste texto do período pré-operatório e operatório concreto.
O que marca a passagem do período sensório-motor para o período pré-operatório é o aparecimento da linguagem. Com o aparecimento da função simbólica (linguagem) ocorre a formação dos primeiros conceitos, o que permite que a criança represente pessoas e objetos ausentes e imagine situações que não estão em sua realidade imediata, conforme ressalta Sabini, 1997.
A emergência da linguagem acarreta modificações importantes em aspectos cognitivos, afetivos e sociais da criança, possibilitando as interações interindividuais e fornecendo a capacidade de trabalhar com representações para atribuir significados à realidade (Terra, 2011). Durante a idade pré-escolar há uma expansão da curiosidade intelectual expressa em perguntas que nunca são isoladas. Por exemplo, a pergunta “O que é isso? Sempre vem complementada por outras