Laboratorio Musical 1
PROJETO: LABORÁTORIO DE CRIAÇÃO MUSICAL I
CRIAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Profª Quézia Silva
São Luís, Junho
2014
LUIS HENRIQUE LEITÃO SOUSA
CRIAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto de Laboratório de Criação Musical I referente à avaliação final do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Maranhão – UFMA.
Profª Quézia Silva
São Luís, Junho
2014
SUMÁRIO
1. Fundamentação teórica
2. plano de ensino
3. justificativa
4. objetivo geral
5. OBJETIVO ESPECíFICo
6. metodologia
7. recursos materias
8. recursos didaticos
9. cronograma de atividades
10. avaliação
11. conclusão
12. referências
Três vertentes no processo de desenvolvimento
O processo de conceituação do tema criação musical na educação básica nos oferece uma gama de possibilidades para o ensino de musica dentro das variadas faixas etárias, dando ao professor um leque de orientações aonde tornará sua aula mais dinâmica e divertida.
A música como uma forma de aprendizado pode ser compreendida de três maneiras: através do domínio pleno, imaginativo, imitativo. O domínio está veementemente ligado ao lado lúdico, este não está estigmatizado somente ao pequeno compositor ou interprete, mas também ao ouvinte em geral; este pode aprender lições e se divertir de uma forma apreciativa, ou seja, de como está sendo conduzidas as idéias e os sons que giram em torno do universo momentâneo. Essas vertentes são fortemente vivenciadas pelo ser humano em geral. É bom lembrar que o ato de criação em determinadas fase se torna gostoso quando existe o domínio pleno. Isso é chamado de sentimento de poder ou virtuosismo ratificando que essas idéias estão dentro de todas as fases do desenvolvimento musical, pois é um processo importante chamado processo criativo. O lado imaginativo está voltado para estrutura musical de como a melodia o ritmo e poesia leva o individuo a pensar e refletir aprendendo lições que aparentemente