Experimento 7 24 04 14
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí - CEAVI
Departamento de Engenharia Sanitária
OXIRREDUÇÃO
Relatório de
Química Experimental
Data de realização do experimento: 24/04/2014
Acadêmico:
Agatha Rielly Kons
Assinatura:
Acadêmico:
Dionivon Gonçalves
Assinatura:
Acadêmico:
Mateus Siegle
Assinatura:
Data de elaboração do relatório: 25/04/2014
Ibirama, 08 de maio de 2014
1. Objetivo
Verificar, experimentalmente, a tendência que apresentam as substâncias químicas à oxidação e à redução, bem como os produtos de uma reação de óxido-redução.
2. Introdução
As reações de oxirredução são as reações de transferência de elétrons. Esta transferência se produz entre um oxidante e um redutor. A espécie que perde elétrons, é a que sofre oxidação e é considerada o agente redutor, ou seja ocorrerá um aumento em seu NOX. Portanto a espécie que ganhar elétrons sofrerá redução e será o agente oxidante, seu NOX irá diminuir. (FOGAÇA)
Quando uma espécie química redutora cede elétrons ao meio se converte em uma espécie oxidada, e a relação que guarda com seu precursor fica estabelecida mediante o que se chama um par redox. Analogamente, diz que quando uma espécie capta elétrons do meio se converte em uma espécie reduzida, e igualmente forma um par redox com seu precursor reduzido. Também é muito importante ressaltar sobre a tabela de reações redox que indica a tendência de uma espécie química adquirir elétrons e, desse modo, ser reduzido. (BRUWN, 2005)
A prata, o alumínio e o cobre não têm a sua corrosão muito intensa, porque ao se oxidarem eles naturalmente formam uma espécie de película protetora que impede que o restante do material sofra a corrosão. (BRUWN, 2005)
Reações de oxirredução são necessárias para o funcionamento das pilhas. Nas pilhas, há a migração de íons de um lado para o outro até o ponto de equilíbrio, ou seja, naturalmente o número de íons positivos e negativos na solução de cada