Progeto
Carga horária:16 horas.
Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: Professor Titular da turma se for currículo se for ensino fundamental o conselheiro.
Temática: Violência na escola e os problemas que ocasionam.
Introdução:
Por estar trabalhando há quase trinta anos na EMEF D.Pedro ll, tenho observado que ano após ano os estudantes chegam cada vez mais revoltados ou como penso –sem limites(família educa, escola instrui),acredito que o assunto por certo vem ao encontro da necessidade de se fazer uma parada para conversar com os estudantes.
Justificativa:
Nota-se que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivos, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores. Por esse motivo, faz-se necessária uma investigação mais consistente das causas dessa violência, bem como, as possíveis alternativas para compreender e modificar essa situação porque no mundo moderno, as formas incentivadoras de consumismo para crianças e jovens, através dos veículos de comunicação, as mudanças nos valores das famílias e tantos outros problemas, tem causado maiores índices de violência, chegando estes a atingir o âmbito das instituições de ensino. Frequentemente, podemos ver notícias de jornais relatando casos de violência contra professores, bulling (humilhar, intimidar, ofender, agredir física ou psicologicamente), vários outros modelos de abuso e agressão acometidos contra a comunidade escolar, ate mesmo em relação ao prédio público, depredações, pichações entre outras, como forma violenta. A educação na contemporaneidade está carregada de problemáticas que ocasionam a agressividade na escola, entre outros a mudança na estrutura familiar, a entrada da mulher no mercado de trabalho ausência da figura paterna, e o conjunto desses fatores pode implicar no desempenho escolar. Sabemos que o tema violência escolar não é recente(os politicamente corretos preferem usar o termo