Marketing
1 – Que agentes no microambiente da JCPenney foram importantes para moldar suas estratégias de marketing?
Resposta: MERCADOS -> Com o deslocamento da população estadunidense das cidades para os subúrbios após a Segunda Guerra, levando a JCPenney abrir lojas nos novos shoppings centers e ampliar sua linha de vendas com bens duráveis.
Aumento do controle de qualidade de 20 pessoas em 1990 para mais de 200 em 1993 (INTERMEDIÁRIOS). Eles trabalhavam junto aos fornecedores da empresa (FORNECEDORES) para compararem a qualidade de seus produtos com as dos produtos de outros varejistas (CONCORRENTES).
CONCORRENTES, quando William Howell percebeu após visitar fornecedores de mercadorias famosas da alta moda, que a Penney precisava construir uma imagem moderna no mundo da moda, posicionando suas marcas de griffes especiais para competir com outras marcas.
INTERMEDIÁRIOS, quando Howell contratou uma grande agência de publicidade para desenvolver uma campanha da Penney.
2 – Que forças no macroambiente moldaram a evolução de suas estratégias de marketing?
Resposta: AMBIENTE TECNOLÓGICO, quando a Penny aprimorou sua tecnologia de comunicações, instalando um sistema de Transmissão Direta em 1110 lojas, reduzindo o tempo de tomada de decisão de compras de duas semanas para poucos dias, e melhorando a capacidade dos compradores de criarem um mix de mercadorias que servisse a mercados específicos.
AMBIENTE ECONÔMICO, pois Howell percebeu que as tradicionais estratégias do varejo não funcionavam mais, visto que as famílias da renda baixa e média, clientela básica da Penney, também queriam estar na moda, com mesmos modos de famílias urbanas de baixa renda. Uma mudança no hábito de compra do consumidor.
Ainda no ambiente econômico, os lucros da Penney caíram em decorrência da recessão econômica que o Estados Unidos sofreu quando o Iraque invadiu o Kwait. Tudo isso deixou os consumidores mais cautelosos com o futuro, gerando assim uma diminuição