psicologia esperimental
Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida na disciplina de Psicologia experimental, composta pelas seguintes Práticas de Laboratório: Treino ao Bebedouro, Fortalecimento de Resposta e Esquemas de reforçamento continuo e intermitentes. É uma exigência do processo avaliativo do Curso Psicologia e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de síntese e comunicação escrita da aprendizagem, mostrar os desafios enfrentados e as dificuldades superadas para ampliar conhecimentos, assim como a apreensão de novos valores.
Dessa forma, este estudo está organizado por itens que caracterizam as unidades Didáticas no corpo do “Desenvolvimento” e “Considerações Finais” que apontam a apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, indicando o crescimento cultural adquirido.
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
A Tem por finalidade associar conceitos teóricos à aplicabilidade técnica. O objeto da psicologia experimental é o comportamento observável, a fim de testar modelos e teorias matemáticas sobre diversos aspectos: prestar atenção, perceber, recordar, aprender, decidir, reagir emocionalmente e interagir.
A metodologia de trabalho tem como substrato teórico o Behaviorismo.
A psicologia experimental teve grande declínio após a 2° guerra mundial, devido ao desenvolvimento da psicologia aplicada, cada vez mais ativa e distante das suas bases experimentais. Porém nas ultimas décadas houve nova ascensão da psicologia experimental e um crescente número de práticas: práticas educativas ou terapêuticas.
2.2 História da psicologia experimental
Wundt ocupa um lugar de destaque entre os psicólogos e a sua influência internacional, absolutamente espantosa tem fundamentado numa série de circunstâncias. Wundt não se limitou a criar em 1879, em Leipzig, o primeiro laboratório destinado à investigação experimental dos fenômenos da consciência, fato que muitos