Relatório de Densidade
1. Objetivos
Determinar a massa de líquidos e sólidos irregulares;
Determinar o volume de líquidos e sólidos irregulares;
Relacionar Massa / Volume;
2. Introdução
2.1. Densidade
A densidade ou massa específica é uma característica particular própria de cada material, isto é, cada substância possui uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias, ou seja, trata-se de uma propriedade específica de cada material. É uma grandeza que informa a quantidade de matéria (massa) de um material que cabe num determinado espaço.
É definida pela razão entre a massa (m) e volume(v) de um material a determinada temperatura e pressão:
Nos trabalhos de laboratório, a determinação de densidade é efetuada rotineiramente. Portanto esse procedimento tem que ser feito de forma correta e cautelosa.
2.2. Princípio de Arquimedes
Pelo princípio de Arquimedes, todo corpo, parcial ou totalmente submerso em um líquido, fica sujeito a uma força de empuxo (E) do líquido, de direção vertical, de baixo para cima, e com intensidade igual ao peso do líquido deslocado.
A determinação de densidade pelo Método de Arquimedes envolve unicamente medidas de volume. Em função disso, a densidade de um material pode ser determinada com grande precisão e exatidão utilizando-se uma balança analítica, por exemplo, e introduzindo certo volume de líquido (preferencialmente água) dentro de uma proveta.
3. Materiais e Reagentes
3.1. Equipamentos:
Balança semi-analítica eletrônica;
Balança analítica de pratos;
3.2. Vidrarias:
Proveta;
Balão Volumétrico;
Pisseta;
3.3. Sólidos Irregulares:
Parafusos;
3.4. Reagentes:
Água;
Álcool Etílico – 46,2º INPM / 54º GL
4. Procedimentos
A experiência será dividida em duas partes, sendo que na primeira determinou-se a densidade de sólidos, usando a água como padrão, e, na segunda parte,determinou-se a massa do