Experimento 10
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
ENGENHARIA ELÉTRICA
VISCOSIDADE DE LIQUIDOS
CAIO VENAS
CATARINA
LEO SILVA
FABIO
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2015
INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
ENGENHARIA ELÉTRICA
VISCOSIDADE DE LIQUIDOS
CAIO VENAS
CATARINA
LEO SILVA
FABIO
Relatório referente a pratica determinação experimental de expressões analíticas da viscosidade de liquidos, dos alunos do terceiro semestre, do curso de engenharia elétrica e mecanica, cursando a disciplina de física II, turma pratica P04, orientados pelo professor Ebenézer Cavalcanti.
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2015
1. INTRODUÇÃO
Este relatório vem com a função de descrever as atividades desenvolvidas no dia 06/08/2015, realizadas no laboratório de física do Instituto Federal da Bahia. Pelos alunos caio Venas, Elbert Rodrigues, Leo Silva, Rodrigo Cajazeira e Tarcísio Ribeiro.
Aqui será descrito todo o experimento, a parte teórica do mesmo, os objetivos, os resultados e as conclusões referentes a determinação experimental de expressões analíticas de momento de inércia.
Neste experimento queremos demonstrar como podemos calcular as expressões que definem a força viscosa que atua em um objeto em queda livre. Como não podemos, com a base matemática que possuímos deduzir as equações da viscosidade dos diferentes fluidos utilizados, vamos deduzi-las empiricamente através do experimento.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A lei de Stokes refere-se à força de fricção experimentada por objetos esféricos que se movem no seio de um fluido viscoso, num regime laminar de números de Reynolds de valores baixos. Foi derivada em 1851 por George Gabriel Stokes depois de resolver um caso particular das equações de Navier-Stokes. De maneira geral, a lei de Stokes é válida para o movimento de partículas esféricas pequenas, movendo-se a velocidades baixas.
A lei de Stokes pode ser escrita da seguinte forma:
onde: é a força de fricção, r é o raio de Stokes da partícula, η é a