Combustao
Campus Joinville
CEM – Centro de Engenharias da Mobilidade
EMB5006 – Química Tecnológica 2014/2
Experimento de Combustão
Lucas Souza, Rayana Barboza, Thais Mayara Bonelli, William Convento, Yumi
Nishijima.
Turma 01601 - D - Grupo
INTRODUÇÃO
Através do experimento sobre a combustão da vela, realizado no laboratório de química tecnológica, pode-se observar um dos efeitos da pressão atmosférica. Esse experimento trata apenas da combustão e a ideia é mostrar que é necessário haver combustível e comburente para que ele ocorra.
Dessa forma, foi utilizado fósforo aceso como fonte de calor, vela como combustível, e gás oxigênio como comburente, mas para que essas substâncias possam reagir é necessário que haja condições ambientais favoráveis, sendo uma delas a temperatura, como será visto a seguir. MATERIAL E MÉTODOS
Materiais e métodos utilizados no experimento:
- Copo 200 ml
- Copo 300 ml
- Régua
- Água com corante
- Vela
- Balança
- Prato
- Cronômetro
Foram realizados três métodos para definir o volume dos copos. Primeiramente, foi anotado o volume indicado pelo fabricante. Em seguida, foi calculado o volume dos copos baseando-se na fórmula do tronco de um cone
, conseguindo um segundo valor de volume dos copos. Para obter o terceiro volume, foi colocada água no copo e medida a sua massa na balança, descontando a massa do copo, e então calculando o volume do copo, sendo a densidade da água igual a 1 kg/m³. Obtendo-se assim três volumes do copo de 200 ml e do copo de 300 ml.
Posteriormente, foi fixada a vela no prato, em seguida, enchendo-o com a água. Com a vela acesa, foi colocado o copo sobre a mesma, cronometrando o tempo em que a chama permaneceria acesa. Desta forma, repete-se o procedimento três vezes com cada copo.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os resultados obtidos nos experimentos estão organizados nas tabelas a seguir.
Tabela 1 – Dados do experimento.
Volume
Volume
Volume
calculado: calculado:
Indicado
medidas