EXPERIMENTO 10
Resumo ----------------------------------------------------------------------------------------
Palavras-chave: --------------------------------------------------------------------------------------------
1. Objetivos
---------------------------------------------------------------
2. introdução
---------------------------------------------------------------------
3. Materias e métodos
3.1 MATERIAIS
- tubos de ensaio;
- Becker de 100 mL;
- conta-gotas;
- pipetas graduadas.
3.2 REAGENTES
- soluções aquosas 0,1 mol.L de: -ácido clorídrico; -acido sulfúrico; -acido acético; -hidróxido de amônio; -hidróxido de sódio; -cloreto de bário; -cloreto de ferro III; -cloreto de sódio; -nitrato de sódio; -nitrato de prata; -sulfato de cobre; -solução de fenolftaleína.
3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Antes de realizar os experimentos todos os tubos de ensaio foram devidamente lavados.
Reações de neutralização:
Colocou-se em um tubo de ensaio 1,0 mL de solução de hidróxido de sódio. Adicionou-se uma gota de fenolftaleína e, em seguida adicionou-se, gota a gota, solução de ácido clorídrico até a ocorrência de alguma mudança. O mesmo procedimento foi repetido para os seguintes pares: hidróxido de sódio e ácido acético; hidróxido de amônio e ácido clorídrico.
Reações de precipitação:
Colocou-se em um tubo de ensaio 1,0 mL de solução de hidróxido de sódio e foi adicionado 1,0 mL de sulfato de cobre. O procedimento foi repetido utilizando solução de cloreto de bário com sulfato de cobre.
Em 3 tubos de ensaio diferentes foram colocados, separadamente, 1,0 mL de cada uma das seguintes soluções: ácido clorídrico, cloreto de sódio, cloreto de ferro III. Em seguida foi adicionado 1,0 a 2,0 mL de solução de nitrato de prata a cada um dos tubos. Reações de Neutralização e Precipitação: Em um tubo de ensaio foi colocado 1,0 mL de solução de hidróxido de bário e adicionou-se