Experimental
EXPERIMENTO: ESQUEMAS DE REFORÇAMENTO EM RAZÃO FIXA
CAMPINAS
2013
ERIKA CIPRIANO RA: B27JJC-1
NATALIA COLABONE RA: B32ADJ-5
EXPERIMENTO: ESQUEMAS DE REFORÇAMENTO EM RAZÃO FIXA
Relatório sobre experimento esquemas de reforçamento em razão fixa apresentado à disciplina Psicologia Geral / Experimental do curso de Psicologia.
Orientadora: ProfaDra: Gisele Straatmann
CAMPINAS
2013
RESUMO
Nem todos os comportamentos são sempre reforçados, muitas vezes é preciso emiti-los por várias até que se receba reforço, chamado de: reforçamento intermitente e entre os tipos está do de razão fixa, onde é necessário emitir um número fixo de comportamentos e só depois receber reforço.
A partir do programa de computador Sniffy pro 2.0 foi realizado o experimento de razão fixa, onde o rato só foi reforçado após a emissão de uma quantidade fixa do comportamento de pressionar à barra.
O número de respostas é sempre o mesmo, no experimento foi utilizado o número de comportamentos fixos e após isso o rato recebia reforço. É possível observar que no começo do experimento, quando a quantidade de comportamentos exigidos é menor, que os reforços também são emitidos mais rapidamente, e quando o número exigido aumenta, verifica-se a emissão dos comportamentos também se torna mais lenta, ou seja, a pausa na emissão dos comportamentos aumenta.
Palavras – chave: Razão fixa, comportamento reforçado, número fixo de respostas.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5 2 MÉTODO 6 2.1 SUJEITO 6 2.2 MATERIAIS 6 2.3 PROCEDIMENTO 6 3 RESULTADOS 7 4 DISCUSSÃO 9 REFERÊNCIAS 10 ANEXO 12
INTRODUÇÃO Conforme Moreira, Medeiros (2007,