Experimental
Condução
Introdução:
Quando temos dois corpos com temperaturas diferentes, a tendência é que essa diferença de temperatura deixe de existir, pois há entre os corpos uma transferência de calor que faz com que a temperatura dos corpos fiquem em equilíbrio.
A transferência de calor citada anteriormente, pode ser apresentada de três maneiras distintas: Condução, convecção e irradiação, cuja primeira será abordada nesta primeira etapa da prática.
Através desta prática, faremos observações a respeito da propagação de calor que o fogo de uma lamparina exerce em uma haste de metal, e assim notaremos então que o calor se propaga molécula a molécula sem o deslocamento de matéria.
Objetivos:
•Identificar, comparar e classificar as formas de propagação de calor;
;Materiais e Métodos:
•Tripé com perfil universal; •Lâmina suporte das esferas (haste metálica) e sistema de acoplamento para perfil;
•Cinco pequenas esferas;
•Parafina;
•Uma vela ;
Com materiais em mãos e conceitos básicos em mente, iniciamos o trabalho com a montagem dos equipamentos. Ao término, acendemos a vela e colocamos as bolinhas na haste metálica presas por parafina. Posicionamos a vela na extremidade da haste metálica e daí observamos.
Resultados Experimentais e Conclusão:
Notamos que o fogo da vela, ao aquecer a haste, fazia as bolinhas caírem uma a uma em numa seqüência que partia da ponta da haste aquecida pelo fogo. Dessas observações concluímos que isso ocorre pelo fato das partículas se agitarem transmitindo energia de uma para outra em seqüência e sem pular um átomo sequer. Constatamos então a transmissão de calor por condução.
Convecção
Introdução:
Este segundo experimento teve o objetivo de estudar o fenômeno físico chamado de convecção.
A convecção é um meio de transmissão de calor típico de líqüidos e gases, pois para que haja a transmissão de calor é necessário que as partículas possuidoras de calor se movimentem. Podemos citar dois