Experimental queda livre
Disciplina: Física Experimental I
Professora: Nilena Dias
Curso: Engenharia da Computação
Aluno: Luis Fernando Barbosa Barroso
N° Matricula: 0338878
PRÁTICA: QUEDA LIVRE
06 de Dezembro de 2012.
Sobral - CE
Objetivos
- Reconhecer o Movimento de Queda Livre.
- Determinar a aceleração de um móvel em Queda Livre.
- Verificar se a aceleração de um móvel em Queda Livre depende da massa do móvel.
- Construir o gráfico posição vs tempo para a Queda Livre. Interpretá-lo. Identificar a curva de tendência e verificar se a relação (1) é satisfeita. Determinar a aceleração do móvel em queda livre a partir da equação da curva de tendência. - Construir o gráfico posição vs (tempo)2 para a Queda Livre, interpretá-lo, identificar a curva de tendência e obter o valor da aceleração de queda livre a partir desta curva e de sua equação.
- Construir o gráfico velocidade vs tempo para a Queda Livre, interpretá-lo, identificar a curva de tendência e obter o valor da aceleração de queda livre e a partir desta curva e de sua equação.
Material
Conjunto Bozak 8308 para queda livre com régua e sensores fotoelétricos, bobina, cabos, chave inversora, cronômetro digital com até 4 intervalos sucessivos, fonte 6/12 VCC, esferas metálicas e porta esferas. Obs; A montagem experimental foi feita pelo professor.
Introdução O estudo da queda Livre vem sendo realizado desde a antiguidade, quando Aristóteles afirmou que se dois objetos fossem abandonados de uma mesma altura, o objeto que tivesse maior massa cairia primeiro. Esta afirmação foi aceita durante anos, até que Galileu Galilei contestou-a. Galilei comprovou através de experimentos que a massa dos objetos não era fator significante na velocidade em que esses objetos atingiam o solo. Conseguiu constatar também que o movimento é uniformemente acelerado. Isto é, durante a queda, o corpo cai