Estudo experimental da queda livre
Data do Experimento: 14/10/2014
Josiane Carvalho
Data de Entrega: 31/10/2014.
Experimento: estudo experimental da queda livre.
Objetivo: determinar a aceleração da gravidade local a partir do experimento realizado. Fundamentação Teórica
A queda livre é a resultante da aceleração da gravidade sendo exercida sobre algum corpo. Newton descreve a gravidade em sua Lei da Gravitação Universal; ele começou a estudar este fenômeno após observar que uma maçã ao se soltar de uma arvore cai no chão em vez de flutuar.
Outra forma de estudar este fenômeno é através do Movimento Retilíneo
Uniformemente Variado (MRUV), também estudado e expresso por equações de
Newton.
Neste, quando há variação de velocidade no movimento da partícula, dizemos que essa foi acelerada. Para movimentos ao longo de um eixo, a aceleração media em um determinado intervalo de tempo é a razão entre Δv e Δt (A= Δv/ Δt). A sua unidade no SI é o metros por segundo ao quadrado (m/s²).
A força gravitacional atua sobre qualquer corpo que possua massa no universo, pois a terra confere peso aos corpos, e ao serem atraídos pela terra esta também é atraída para ele, porém, esta atração ocorre em proporções diferentes.
O sinal algébrico indica o sentido da aceleração. No caso especifico que estudamos neste relatório, a aceleração de um objeto em queda livre é negativa, pois ele está vindo de encontro ao solo; representamos o módulo desta aceleração pela letra g (sendo assim, o valor numérico obtido também é expresso em módulo).
Na literatura, temos que a aceleração da gravidade no nível do mar é de
9,81m/s² desprezando-se a atuação do atrito exercido pelo ar.
Metodologia
Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais: kit pré montado para experimento de queda livre (que contem haste metálica, eletroímã, base para apoio da haste, sensores para medição de tempo), uma esfera metálica (corpo de prova) e um cronometro eletrônico