Queda Livre- Física experimental
UNICENTRO
Setor de Ciências Exatas e Tecnológicas
Departamento de Física
RELATÓRIO DE FISICA EXPERIMENTAL ǀ
Movimento de um corpo em queda livre e conservação de energia mecânica
OBJETIVOS
1. Observar características do movimento em queda-livre.
2. Caracterizar um movimento Retilíneo Acelerado.
3. Traçar gráficos das variáveis do movimento em queda-livre de um corpo e interpreta-lo.
4. Determinar a aceleração da gravidade.
5. Identificar as formas de energias presentes no moimento em queda-livre .
6. Verificar a conservação de energia mecânica no sistema estudado.
7. Aplicar o princípio de conservação da energia mecânica para determinar a velocidade e/ou a posição do objeto em qualquer instante durante a queda.
INTRODUÇÃO
Desde os tempos mais remotos o homem estuda os movimentos que ocorrem na natureza, e dentre todos sempre houve grande interesse pelo movimento de queda dos corpos.
Por volta de 300 anos antes de Cristo, existiu um filósofo grego chamado Aristóteles que acreditava que se abandonássemos dois corpos de massas diferentes, de uma mesma altura, o corpo mais pesado tocaria o solo primeiro, ou seja, o tempo de queda desses corpos seria diferente. Essa crença perdurou por muitos anos sem que ninguém procurasse verificar se realmente o que o filósofo dizia era mesmo verdade.
Por volta do século XVII, o físico Galileu Galilei, ao introduzir o método experimental, chegou à conclusão de que quando dois corpos de massas diferentes, desprezando a resistência do ar, são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante.
Então definiu-se que o movimento vertical de qualquer corpo que se move nas proximidades da superfície da Terra, sob a influência unicamente da sua força peso, é chamado movimento de queda livre. Nessas condições, todos os corpos se movem com a mesma aceleração constante de módulo g = 9,81 m/s2.