Experimental fisica pendulo
SÃO JOÃO DEL-REI
Departamento de ciências naturais
João Leno Antônio de Sousa
Prática I Pêndulo Simples
São João Del – Rei 13 de setembro de 2010
Objetivo:
O experimento consiste em medir o período do pêndulo em função do seu comprimento, podendo assim calcular a aceleração da gravidade.
Introdução Teórica:
Um pêndulo simples é constituído de um objeto de massa m, com volume relativamente pequeno, suspenso por um fio, de comprimento l, inextensível e de massa desprezível, como mostra e Figura 1, e o experimento do pêndulo simples vem a nos provar na prática o valor da aceleração da gravidade.
Figura 1
Supondo que, na situação inicial, o pêndulo se encontra em repouso, na vertical. Ao ser afastado de um ângulo ɵ dessa posição de equilíbrio e, em seguida, solto, o pêndulo executará um movimento oscilatório em um plano vertical, sob a ação da gravidade. Todo movimento oscilatório é caracterizado por um período T, que é o tempo necessário para se executar uma oscilação completa. No caso do pêndulo simples, uma análise detalhada da dinâmica do problema leva á seguinte equação para o período T= 2 π * l/g *(1+1/22*sen2ɵ/2+1/22*3/4*sen4*ɵ/2+...), em que g é a aceleração da Gravidade.
Procedimento Experimental
1. MATERIAL UTILIZADO
i)
ii) iii) iv)
v)
Barbante fino;
Esfera;
Cronômetro;
Régua;
Transferidor;
2. MONTAGEM DO EXPERIMENTO
Foi montado o experimento conforme a figura-2
Figura 2
Foi presa uma ponta do barbante fino em um gancho fixado na pilastra do teto do laboratório, e na outra extremidade foi fixada a esfera.
Resultados Obtidos
Nessa seção estão as tabelas com os valores obtidos no experimento e os cálculos realizados para encontrar os valores médios e os respectivos erros.
Para a obtenção dos valores das seguintes tabelas foram feitos os seguintes procedimentos:
i) Medido o diâmetro da esfera (d); ii) Medido o comprimento do barbante fino (l); iii) Medido o tempo de