Física experimental 1 - pêndulo simples
NOÇÕES SOBRE A PRECISÃO DAS MEDIDAS As grandezas físicas determinadas experimentalmente, por medidas ou combinações de medidas e essas medidas têm uma incerteza intrínseca que vem das características dos aparelhos usados na sua determinação.
QUALIDADES DE INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO Sensibilidade - qualidade do instrumento de medida que permite acusar pequenas variações na grandeza a ser medida. Precisão - qualidade do instrumento de medida que permite medir pequenas variações na grandeza a ser medida. Fidelidade - qualidade do instrumento de medida que permite com que ele repita várias vezes o mesmo valor para a mesma grandeza medida. Justeza - qualidade do instrumento de medida que permite medir de acordo com o padrão. A justeza é a única das principais propriedades de um instrumento de medida que é aferido pelo INMETRO.
TIPOS DE ERROS - Erro grosseiro - são ocasionados por falta de conhecimento e cuidado do experimentador. Ex.: em um instrumento de escala múltipla o experimentador lê o valor em uma escala errada. Engano na hora de transcrever os resultados, etc... - Erro acidental ou fortuito - erros que ocorrem ocasionalmente mesmo a um experimentador competente e cuidadoso. Ex.: instrumento eletrônico de medida, onde uma variação momentânea na corrente elétrica pode alterar o valor de uma medição. - Erro sistemático - é um erro que ocorre por imperfeições no instrumento de medição ou falha no método. Ex.: instrumento onde não aferia-se o zero inicial da escala acarreta um erro em toda uma série de medições. Cálculo no volume de um corpo utilizando uma fórmula inadequada.
ERRO DE UMA MEDIDA É a diferença entre o valor obtido através de um processo de medição de uma grandeza e o seu valor verdadeiro.
Toda grandeza física submetida a um processo de medição deve apresentar indicações como:
1. Valor numérico da grandeza.
2.