Experiencia Valorativa
Conceitos importantes:
Axiologia: área de filosofia, também chamada teoria dos valores, que se dedica à reflexão sobre valores, o que são, a sua natureza e a sua relação com a ação humana.
Experiência axiológica: característica de toda a experiência humana do mundo, que consiste na avaliação de objetos, acontecimentos e ações à luz de valores.
Valor: qualidades, noções gerais de bem, que os indivíduos e as coletividades reconhecem como propriedades ideais. Atribuem-se a objetos, acontecimentos ou ações, tornando-as estimáveis, desejáveis, de tal forma que se aspiram ter ou realizar, definindo ainda aquilo que os indivíduos desejam ser.
Categorias de valor: grupos de valores organizados por áreas ou dimensões da ação humana.
Polaridade dos valores: consiste no facto de cada valor corresponder a uma apreciação positiva a que se opõe um contravalor, ao qual corresponde uma avaliação negativa.
Hierarquia dos valores: relação de superioridade e de subordinação estabelecida entre os valores.
Tábuas de valores: é o conjunto de valores hierarquizados, adotado pelos indivíduos, por uma comunidade ou pela sociedade.
Juízo de valor: preposição normativa sobre objetos, acontecimentos e ações que se expressa uma preferência valorativa, cujo valor de verdade pode ser discutível.
Juízo de facto: preposições informativas e descritivas, ás quais se pode atribuir um valor de verdade por confronto com a realidade empírica.
Subjetivismo axiológico: posição sobre o problema da natureza dos valores que defende que é impossível enunciar juízos de valor sobre o que está certo ou errado, sobre o que é ou não preferível, mas cada um desses juízos de valor apenas expressa a posição pessoal do sujeito que emite a justiça.
Relativismo axiológico: posição sobre a natureza dos valores que defende que os valores são relativos às culturas ou comunidades.
Objetivismo axiológico: posição sobre o problema da natureza dos valores que defende a possibilidade de existirem valores