etapa 3 ecomonia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE COTIA-SP
ECONOMIA:
Relatórios Econômicos.
COTIA,
27 DE SETEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA –
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE COTIA-SP
Cindy Hellen Pinto Saldivar RA 419128
Patrícia Ferreira Souza RA 418415
Stefani Cristina de Oliveira RA 419482
ECONOMIA:
Relatórios Econômicos.
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Universidade Anhanguera – Uniderp, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis sob a orientação do professor de Ensino a Distância (EAD) Renata Machado Garcia Dalpiaz.
COTIA,
27 DE SETEMBRO DE 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
ETAPA 1
a) Informações sobre o mercado consumidor:
O mercado de embalagens ecológicas está se expandindo graças à onda da consciência ecológica que está ocorrendo em todas as esferas da sociedade.
A indústria de embalagens plásticas de acordo com a folha de São Paulo em reportagem de 26/04/2011 intitulada “Empresas disputam sacolas substitutas” emprega mais de 30 mil pessoas no país. É um mercado que fabrica 14 milhões de sacolas plásticas e fatura de R$ 800 milhões a R$ 1 bilhão de reais. Afirma ainda a reportagem que hoje cerca de 30 das 200 empresas que fabricam sacolas plásticas já possuem uma pequena fatia de sua produção destinada à produção de embalagens feitas de matriz renovável.
A pressão do consumidor consciente promove a expansão da produção de sacolas a partir de matéria prima reciclável e à base de produtos renováveis, reduzindo o uso de embalagens de plástico.
O Ministério do Meio Ambiente informa que cada brasileiro consome cerca de 66 sacolas plásticas por mês e que 80% do consumo dessas sacolas tem como origem o