Estudos apontam brasileiro com um dos menores impostos de renda entre países do g20
Para fazer este estudo, a comsultoria comparou três faixas de renda anual: 70 mil libras, 150 mil libras e 250 mil libras, renda mensal de cerca de 23 mil reais, 50 mil reais e 83 mil reais, respectivamente.
Nsa duas maiores faixas de renda analisadas, o Brasil fica com o terceiro lugar com a menor aliquota, já na menor faixa analisada, o Brasil fica com o quarto lugar em menor aliquota.
Embora este estudo mostre que os ricos pagam menos IR comparado a os países mais desenvolvidos, a carga tributaria brasileira é mais alta do que a média. Na média do G20, 26% da renda gerada nos países sofrem a carga de impostos, enquanto no Brasil o indice é de 35%.
O maior agravante na carga tributaria brasileira são os impostos indiretos (tributos sobre comercialização e produção) que representam 40%, enquanto os impostos diretos (impostos sobre renda e capital) representam 26%, fora as contribuições previdenciárias que também tem sua parte representativa.
Os quatro especialistas da BBC ouvidos na reportagem defendem a redução de impostos indiretos, que penalizam mais a classe baixa da população, e a elevação sobre taxação sobre renda, propriedades e herança. “- Seria uma questão de justiça tributária”, diz o especialista em contas públicas Mansueto Almeida.”
Fonte: Portal G1 Economia
Título da Reportagem: Rico é menos taxado no Brasil do que na maioria do G20
Subtítulo: Sistema tributário brasileiro penaliza mais os pobres, mostram estudos.
Data: 14/03/2014