Expedição nas empresas
A expedição é uma atividade que se realiza depois que a mercadoria sair do almoxarifado e estiver devidamente embalada e inclui as seguintes tarefas: * Verificar se aquilo que o cliente pediu está pronto para ser expedido; * Preparar os documentos da remessa (informação relativa aos artigos embalados, local para onde vão ser enviados); * Pesagem, para determinar os custos de envio da mercadoria; * Carregar os caminhões (tarefa muitas vezes realizada pelo transportador).
Para realizar a expedição é emitido um documento específico do Sistema, visando comprovar o atendimento da solicitação. Esse documento é transportado juntamente com o material solicitado para que a unidade requisitante assine e comprove o recebimento dos itens.
Qual a importância da expedição?
A expedição tem como objetivo atender às demandas, fornecendo os materiais requisitados que estão armazenados no(s) almoxarifado(s).
A saída dos itens deve ser feita de forma eficiente, visando atender adequadamente aos pedidos de acordo com o que foi realmente solicitado e em tempo hábil.
A expedição é uma parte importante da cadeia logística em que a assistência ao cliente garantida e o apoio ao planejamento da distribuição desempenham funções importantes.
No processamento de entregas e expedição, é possível tomar todas as decisões do procedimento de remessa no início do processo.
O resultado é um processo de entregas e expedição eficiente e bastante automatizado, em que as modificações manuais só são necessárias em determinadas circunstâncias.
Montagem de carga
O que é carregamento?
O carregamento consiste no ato de colocar em um veículo pré-definido os materiais solicitados e separados para expedição. Tal atividade deve levar em consideração alguns critérios, como: a unitização das cargas e a ordem das entregas a serem realizadas. Essas estratégias garantem uma melhor organização dos materiais dentro do veículo com a separação