Paper sobre pinturas surrealistas
Synara Liciane Ribas
Prof.Regina Küster
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (0084) - Surrealismo
23/06/2012
RESUMO
O surrealismo surgiu em París na década de 1920. Foi o escritor André Breton (1896-1966) o primeiro a utilizar o termo, ao publicar o “Manifesto Surrealista”, em 1924.
Salvador Dalí e René Magritte criaram as obras mais conhecidas do movimento. Em 1932 vários pintores surrealistas produziram obras que foram marcos da evolução da estética do movimento. Através da pintura que melhor foram expressadas as idéias do surrealismo os artistas plásticos colocavam em suas obras toda sua emoção seu inconsciente sem nenhum controle da razão usando diverso tipos de técnicas de pintura como o Cadavre Exquis , o dripping, a decalcomania, a frottage, a colagem entre outras, os artistas surrealistas nos mostram a realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente, a autonomia para a livre expressão da alma.
Palavras-chave: Surrealismo; Técnicas; Subconsciente
1 INTRODUÇÃO
A pintura foi a área que mais teve destaque no movimento surrealista, graças aos pintores e aos métodos criados por eles. Os movimentos artísticos de vanguarda tiveram um papel importante na arte no início do século XX, pois promoveram uma libertação do passado e de todas as regras tradicionais. As formas e as cores não tinham mais a obrigação de representar com precisão os objetos e a natureza. Os artistas do movimento surrealista exploraram várias técnicas que lhes permitiam explorar os efeitos do acaso e a livre associação de idéias.
3 ARTES PLÁSTICAS
Foi através da pintura que as idéias do surrealismo foram melhor expressadas. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente e representavam o mundo concreto.
O movimento artístico dividiu-se em duas correntes. A primeira, representada principalmente por Salvador Dalí, trabalha com a distorção e