Expedição de mercadorias: pedido , separação e entrega
Nome: C. Diana de Lima n° 06 3º G - ADM
EXPEDIÇÃO DE MERCADORIAS: PEDIDO , SEPARAÇÃO E ENTREGA
Pedido
O pedido é gerado a partir de uma solicitação que pode ser enviada como pré-nota ou diretamente como Nfe (Nota Fiscal eletrônica) onde pode ser mandado eletronicamente para um WMS (Warehouse Manager System - Sistema de gerenciamento de armazém) gerando uma lista de separação onde informa a quantidade e o local de onde o material deve ser coletado para atender ao pedido.
Separação
A atividade de separação de pedidos ( ou picking em inglês) é aquela que concentra maiores recursos humanos, equipamentos e tecnológicos de um armazém. Usa-se ferramentas visuais para auxiliar o separador, durante a operação. A expedição de mercadoria para ser realizada de forma adequada deve ter vários fatores que colocam o material de forma adequada que foi solicitada e no prazo que foi solicitado para que seja entregue ao cliente onde temos relacionado o recebimento, a armazenagem de forma adequada que atenda a necessidade do produto (temperatura, cubagem, embalagem master, etc.), a rastreabilidade dentro da armazenagem, a separação e/ou conferencia do material solicitado e o carregamento do material devidamente embalado.
Entrega
A entrega do material se dá de acordo com agendamento e a montagem de roteiros para evitar áreas de restrição de determinados veículos e também pensando em otimizar o espaço do veiculo que irá transportar a carga se atentando sempre a o condicionamento adequado para o material.
Conclusão.
O processo de uma maneira simples tem de ser bem feito desde o inicio no recebimento para que seja armazenado de forma correta, sendo disponibilizado para separação de forma que não gere retrabalho. Podemos citar como exemplo o separador ir a uma locação que não tenha o material solicitado para atender seu pedido de acordo com as informações da lista de separação sendo necessário inventariar para