Expectativas da profissão de engenheiro civil
AS EXPECTATIVAS DA PROFISSÃO DE ENGENHEIRO CIVIL
ARTHUR CUNHA PAULA
CAMPO MOURÃO
MAIO/2014
ARTHUR CUNHA PAULA
AS EXPECTATIVAS DA PROFISSÃO DE ENGENEHIRO CIVIL
Trabalho apresentado ao Professor Gilson Maekawa Kanashiro da disciplina de Projeto Integrador da turma B, do curso de Engenharia Civil.
CAMPO MOURÃO
MAIO/2014
SUMARIO
1 – INTRODUÇÃO 4
2 – OS DESAFIOS DO ENGENHEIRO NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL 4
3 – CONCLUSÃO 7
4 – REFERÊNCIAS 7
AS EXPECTATIVAS DA PROFISSÃO DE ENGENEHIRO CIVIL
1 – INTRODUÇÃO
O presente estudo busca refletir a profissão de Engenharia no contexto da construção.Por meio de pesquisa bibliográfica identificar as relações de trabalho entre o engenheiro e o mestre de obra, pedreiro e servente, visto que estes profissionais são os responsáveis para executar o projeto da obra. Já que observa-se o impasse de que o engenheiro possui um conhecimento acadêmico, e não possui a experiência prática, na contramão os pedreiros sobrepõem às orientações do engenheiro com seu conhecimento empírico, muitas vezes alterando materiais, ferramentas, materiais de segurança, podendo comprometer o resultado final da obra.
Dessa forma buscamos responder como as relações de trabalho estabelecidas entre o Engenheiro civil e os executores (mestre de obra, pedreiro e servente) podem interferir no processo de execução da obra?
2 – OS DESAFIOS DO ENGENHEIRO NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Para Telles (1994) em seu livro História da Engenharia no Brasil, “engenharia enquanto arte de construir é tão antiga quanto o homem, porém engenharia enquanto profissão pressupõe um conjunto organizado de técnicas e conhecimentos com base científico aplicado à construção.” Entretanto seu ensino foi se transformando conforme a necessidades das sociedade. O que