Expansão de áreas verdes em centros urbanos: jardins em escola publica - Relatório
Departamento de ciencias da natureza matemática e Educação
Luana Gabriela Nunes Damião
Relatório Final: Ampliação de áreas verdes em centros urbanos: desenvolvimento de jardins temáticos em escola pública.
Projeto de Extensão Científica
Univesidade Federal de São Carlos
Orientadora: Kayna Agostini
Araras
2014
RESUMO
Segundo Caporuso e Matias (2008) grande parte das consequências da urbanização estão relacionadas ao rápido crescimento urbano e a deficiência de políticas de desenvolvimento eficazes. As rápidas modificações nos centros urbanos permitiram, o aparecimento de conflitos políticos, pois o surgimento do interesse da população em visitar áreas naturais, passou a exigir uma maior demanda de infraestruturas de serviços em locais próximos a sítios sensíveis ecologicamente (MORERO,1996).
Diante deste contexto, a funcionalidade ecológica das áreas verdes em centros urbanos foi se tornar o refúgio de muitas espécies nativas de plantas e animais e a maximização destes refúgios se faz necessária à medida em que a área urbana atinge altas taxas de crescimento. Por isso o projeto visou expandir as áreas verdes de escolas utilizando jardins temáticos, ao desenvolver atividades de ensino relacionadas ao desenvolvimento (crescimento) de espécies vegetais, e verificar, ao longo do período do projeto, a possibilidade de atração dos polinizadores e dispersores pelas espécies de plantas do jardim.
INTRODUÇÃO:
No Brasil a implantação de áreas verdes em centros urbanos possui ao menos três abordagens paisagísticas importantes: lazer, conservação ambiental e educação (MORERO et al, 2007). Essas três abordagens foram elaboradas segundo as premissas básicas do desenvolvimento sustentável.
Embora a ideia de desenvolvimento sustentável tenha se expandido após a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento