experiencia movimento circular
Física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos. Analisando suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Através dela possível busca a compreensão científica dos eventos do dia-a-dia, desde as partículas até o universo. Através de muitos recursos, tendo a matemática como linguagem base, a física descreve a natureza através de modelos científicos. Os casos experimentais são muitos amplos no cotidiano, tornando impossível descrever de forma padronizada estes fenômenos.
Quando os fenômenos estão relacionados a movimento, é possível analisar algumas propriedades do mesmo. Tem-se que no movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No caso particular do movimento circular uniforme, a trajetória em si é circular, podendo ser uma circunferência ou arco de circunferência, e decorre que um corpo passando de tempo em tempo no mesmo ponto da trajetória, tem a mesma velocidade. Como este movimento é repetitivo, chama-se de movimento periódico.
Deste modo, este relatório se desenvolverá embasado no experimento feito sobre Movimento Circular Uniforme, no qual será determinado a partir de dados fornecidos e equações estabelecidas, o valor de algumas características deste movimento.
Objetivos
- Estudar o MCU (movimento circular uniforme) e as grandezas a ele relacionados, como, velocidade, velocidade angular, período, frequência, aceleração centrípeta e força centrípeta;
- Fazer a aplicação do estudo do MCU através do experimento que é utilizado um carrinho de brinquedo a pilha, e através dele calcularemos as grandezas relacionadas ao movimento circular.
Fundamentação Teórica
Segundo Halliday, Resnick uma partícula está em movimento circular uniforme se descreve uma circunferência ou um arco de circunferência com velocidade escalar constante (uniforme). Embora a velocidade escalar não varie, o movimento é acelerado porque a velocidade muda de direção.