Expansão de licença maternidade
ESCOLA DE NEGÓCIOS
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
SILVANA APARECIDA DE ALMEIDA
OS IMPACTOS DA ADESÃO À EXPANSÃO DA LICENÇA MATERNIDADE NAS AGÊNCIAS DO BANCO ITAÚ NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA.
CURITIBA - PR
2013
SILVANA APARECIDA DE ALMEIDA
OS IMPACTOS DA ADESÃO À EXPANSÃO DA LICENÇA MATERNIDADE NAS AGÊNCIAS DO BANCO ITAÚ NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA.
Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de Métodos de Pesquisa no curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Estratégica de da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Orientador: Professor Especialista
Paulo Rogério Attilio Ercole
CURITIBA - PR
2013
RESUMO
O tema abordado neste trabalho é de extrema importância, que é a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses, aproximando a mãe e a criança nestes primeiros meses de vida, tão importante para seu desenvolvimento. A evolução do trabalho da mulher e do benefício legal á ela concedido da licença maternidade. A sociedade não terá prejuízos ao aderir ao Programa Empresa Cidadã, principalmente se tratando que o aleitamento materno diminuirá o índice de doenças que podem ser fatais ao bebê nos primeiros meses, consequentemente diminuindo despesas com gastos na saúde.
Palavras chaves: licença-maternidade, extensão, impactos no trabalho.
1. INTRODUÇÃO
Existem diversos fatores que determinam a desigualdade por gênero, dentre eles o principal é a maternidade, tendo em vista a necessidade de a mulher ter um período de repouso denominado licença maternidade, antes e após o parto, em virtude das mudanças biológicas e psíquicas que ocorrem nesta fase, podendo causar desta forma preferência dos empregadores pela contratação de homens.
Desde as últimas