Expansão da aquicultura em angola
Docente: Carlos M. Lopes
Discente: Osvaldo caetano Fortunato
Turma: E4N
LUANDA
2012
Introdução
Perante um elevado crescimento da população humana, tornou-se fundamental desenvolver novas formas de produzir proteína animal de boa qualidade. A pesca, te sido uma das principais fontes dessa proteína, deixou de conseguir satisfazer as crescentes necessidades humanas em matéria de produtos do mar. A exploração excessiva dos bancos de pesca mundiais tem levado a uma diminuição das populações selvagens de pescado e, à medida que se atingem os limites de exploração deste recurso, torna-se necessário apostar em alternativas económica e ecologicamente viáveis. É neste ponto que a aquicultura desempenha cada vez mais um papel socioeconómico preponderante.
A produção aquícola tem tido um forte desenvolvimento nos últimos anos. Actualmente, esta actividade representa um dos sectores de produção de alimentos com maior índice de crescimento e está destinada a ser uma das principais formas de garantir o peixe na mesa do consumidor.
Este trabalho investigativo tem como objectivo destacar os principais projectos que estão a ser desenvolvidos com vista a crescer e desenvolver o sector da aquicultura, que se for bem aproveitado pode representar uma fonte de alimentos e contribuindo na irradicação da fome e da pobreza.
1. Conceito de aquicultura
Segundo pesquisas realizadas "Aquacultura ou aquicultura é a produção de organismos aquáticos, como a criação de peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e o cultivo de plantas aquáticas para uso do homem". Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/aquiculturara. Esta actividade remota desde antiguidade, a sua origem é muito mais antiga, data de um período anterior à palavra escrita, em que o conhecimento era passado de geração em geração através de narrativas. Estas consistiam