Exp1 CE 1
Primeiro Semestre de 2011
Departamento de Engenharia Elétrica
Universidade de Brasília – Faculdade de Tecnologia
Profº: Alexandre Ricardo Soares Romariz
Lélio Ribeiro Soares Junior
Experimento 1 – Medidas DC
Karen S. Almeida – 09/0138422
Turma E - Data de Realização: 18/04/2011
Objetivos:
Familiarização com os equipamentos de laboratório: multímetro, fonte de alimentação DC e montagem de circuitos simples.
Introdução Teórica:
Circuitos elétricos têm como uma de suas funções básicas o processamento de sinais, que representam vários tipos de informações. Estes sinais podem ser classificados em DC (direct current, ou seja, constantes) ou AC (alternate current, ou seja, variam com o tempo de diversas formas).
Sinais DC, que serão tratados nesse experimento, são sinais contínuos que podem ser tanto de tensão quanto de corrente, e serão medidos através de um multímetro. Este instrumento faz diversos tipos de medições (informações numéricas), as mais básicas e as que serão utilizadas aqui serão as medições de tensão, corrente e resistência.
Para se medir uma resistência, liga-se o multímetro aos dois terminais do resistor, com o circuito desligado e o componente desconectado dos outros.
Para se medir uma tensão, o multímetro deve ser SEMPRE ligado em paralelo com o componente.
Para se medir uma corrente, o multímetro deve ser SEMPRE ligado em série com o componente.
Caso seja feito uma medida de uma maneira diferente das descritas acima, poderá ocasionar em danos nos componentes ou no instrumento.
Elementos ativos fornecem energia ao resto do circuito elétrico. Uma fonte de alimentação DC fornece uma tensão constante, por exemplo. Uma fonte de alimentação ideal mantém a tensão especificada independentemente da corrente fornecida pela fonte. Mas uma fonte de alimentação real apenas se aproxima da fonte ideal dentro de certas condições.
Resistores são elementos elétricos cuja equação contitutiva é dada pela lei de Ohm: