EXP 5
Este relatório tem como objetivo apresentar o desenvolvimento, resultados e conclusões sobre a experiência realizada no dia 4/05/2015. Esta experiência discorreu sobre o pêndulo simples. Ao final da mesma, obtivemos o conhecimento que;
O movimento executado por um pêndulo simples é aproximadamente um movimento harmônico simples.
Determinar o período de oscilação de um pêndulo simples.
Determinar experimentalmente a partir do movimento do pêndulo o valor da aceleração da gravidade.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
De todos os fenômenos físicos que ocorrem na superfície da Terra, o que mais influi no modo de vida dos seres vivos é, sem dúvida nenhuma, a força da gravidade. Para que possamos entender o fenômeno da gravidade, vejamos a seguinte definição de força gravitacional:
"No universo tudo se passa como se a matéria atraísse a matéria, na razão direta de sua massa e na razão inversa ao quadrado de sua distância."
O primeiro humano a se dar por conta disso foi Isaac Newton, e por isso formulou este princípio, que ficou conhecido por lei da atração gravitacional.
Um outro estudioso, em meados do século XVI, descobriu que o movimento de um pêndulo nos permite determinar a aceleração gravitacional (g). Isso porque o período (P) de oscilação de um pêndulo depende apenas de duas coisas: seu comprimento (L, que sempre podemos medir) e de g. A relação entre os 3 é dada pela seguinte fórmula:
MATERIAL UTILIZADO
1 sistema de sustentação Arete formado por tripé triangular, haste e sapatas niveladoras, fio de prumo; cronômetro ; régua; transferidor; escala milimetrada;
1 cilindros de massa;
RESULTADOS
Seguem abaixo os dados e resultados informados e obtidos durante o experimento:
Dados de L e T
Comprimento do fio ( L) cm
Período 10 oscilações ( t) s
T = t / 10 (s)
L (1 ) = 0,30cm t (1 ) = 10,91
T(1 ) = 1,091s
L (2) = 0,20cm
t (2 ) = 8,66
T (2 ) = 0,866s
L (3) = 0,15cm
t (3 ) = 7,78
T (3 ) = 0,778s
L (4) = 0,10cm
t (4 ) =