exp 5
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
NOME: Guilherme Garotti e Luis Fernando Segala
PROFESSOR/MONITOR: Alessandra
EXPERIÊNCIA Nº 5: SOLUBILIDADE
QUESTIONÁRIO
1) Coloque em ordem crescente de polaridade: etanol, água, 1-butanol, querosene. Imagine que um estudante fez um experimento misturando as substâncias citadas de acordo com o quadro abaixo.
Solução
Miscível
Parcialmente miscível Imiscível
1 mL de água + 1/2mL de etanol
X
1 mL de água + 1/2mL 1-butanol
X
1 mL de água + 1/2mL querosene
X
Marque os resultados que ele deveria obter e explique com conhecimentos químicos.
2) O que você observou depois de agitar a solução de iodo e água com querosene? Explique sua resposta em termos das polaridades relativas do iodo, querosene e água.
3) Explique o que você observou quando adicionou a solução de etanol com acetanilida na água. A acetanilida é mais solúvel em água, ou em etanol?
4) A gasolina vendida nos postos de combustível contém um determinado teor padrão de álcool (etanol, C2H5OH). Considerando que a concentração de álcool na gasolina seja de 22% (volume/volume), isto é, em cada 100 mL de gasolina comercializada, 22 mL são de álcool, suponha que em uma proveta de 100 mL foram colocados 50 mL de gasolina e 50 mL de água e posteriormente se agitou a proveta. Formaram-se duas fases distintas com volumes distintos. Qual é a composição de cada uma das fases? Justifique sua resposta.
RESPOSTAS:
1) Querosene → 1-butanol → etanol → água
A solução de água mais etanol é miscível, pois ambos são polares e possuem fortes ligações de hidrogênio, que contribuem para homogeneizar a mistura.
A solução de água mais butanol é parcialmente miscível, pois o butanol possui uma parte polar (que se mistura com a água) e outra apolar, sendo que a parte apolar é maior porque o butanol possui uma cadeia de carbonos maior, entretanto quando