Exodos 3 bimestre
Série/Turma: 3°Ano: I O céu é o mar de Brasília
3°Bimestre
Componentes: Gabriela Leite N°13, Louise Sophia N°23, Matheus Flores N°31, Matheus Nascimento N°32, Ribamar Martins N°36.
Carta da Terra
"Hoje nos encontramos em uma fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente. (...) Vamos rir, chorar e aprender. Aprender especialmente como casar Céu e Terra, vale dizer, como combinar o cotidiano com o surpreendente, a imanência opaca dos dias com a transcendência radiosa do espírito, a vida na plena liberdade com a morte simbolizada como um unir-se com os ancestrais, a felicidade discreta nesse mundo com a grande promessa na eternidade. E, ao final, teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor, todos juntos, como uma grande família, na mesma Aldeia Comum, generosa e bela, o planeta Terra."
O texto acima está no livro “Casamento entre o céu e a terra”, lançado em 2001 pelo teólogo brasileiro, professor universitário e membro da Comissão da Carta da Terra Leonardo Boff. Formada em 1997, essa comissão divulgou em 2000 a Carta da Terra, que este ano voltou a entrar na pauta das discussões no Fórum Social Temático, realizado em janeiro, em Porto Alegre, e será destaque também durante a Rio +20, a conferência das Nações Unidas que será realizada no Rio de Janeiro, entre 13 e 22 de junho. O texto ilustra um desejo que não é só de Boff, mas de todos os militantes por um mundo melhor que no Dia da Terra, comemorado em 22 de abril, fomente-se uma consciência voltada para cuidados com os bens comuns.
“Existe uma porção de bens e recursos da Terra, como a água, por exemplo, como o ar, os oceanos, e a própria Terra, que a gente chama de bens comuns do povo. E todos têm direito ao ar e tem que ter direito a beber