Arquiteto Victor Horta
Academia de Gand, terminando-os na Academia de Bruxelas em 1881. Logo depois, trabalhou no estúdio de Alphonse Balat, quando construiu suas primeiras obras.
Após passar um período (de 1885 a 1892) apenas escrevendo, o artista construiu, em 1892, uma das obras mais importantes para a difusão da Art Nouveau: a Casa
Tassel na Rua Turin, em Bruxelas. A casa marca o surgimento da Art Nouveau no campo da Arquitetura, realizando plenamente os ideais do movimento pela primeira vez em termos arquitetônicos.
Na Bélgica, a Art Nouveau amadureceu e encontrou sua mais alta expressão na arquitetura de Victor Horta, que influenciou outros países. Seus interiores são fantásticos pela utilização ousada dos novos materiais.
Sua própria residência é verdadeiro exemplo da Art Nouveau fazendo de Victor Horta um dos arquitetos mais prestigiados na Bélgica.
Transformada em um Museu, mas não no sentido tradicional (um edifício onde os objetos são expostos para chamar praticamente toda a atenção), lá o sentido é ao contrário, “o próprio edifício” é o foco.
Duas casas desenhadas, sua casa própria e estúdio, onde viveu até 1919, foram totalmente abertas ao público como parte de uma campanha para impedir a destruição da herança arquitetônica e dar conhecimento aos encantos da Art Nouveau.
A casa é especialmente famosa por seu interior que exibe os detalhes preferidos do arquiteto, a largura na forma, o espiral luminoso em volta de uma escada soberbamente trabalhada, ferros forjados, vitrais, esculturas, além de painéis feitos de vários tipos diferentes de madeira.
Horta edificou a sua casa e estúdio no momento que considera o ponto culminante de sua carreira. “Ela foi a marca d’água de alta da minha felicidade (Memórias)”. Explicando também a individualidade real do seu traba-