Existência da ética
A ética se encaixa em um conjunto de ações que envolvem o ser humano, devido às boas condutas, comportamento, desejos, entre outras questões que conduz o individuo ao senso e a consciência moral; pois o ver alguém passando por situações de dificuldade, a reação que vem em mente ativa um sentimento de pena que induzirá atos de generosidade. O mesmo ocorre quando decisões são tomadas pelo impulso, movida por alguma raiva, emoção momentânea, o individuo extravasa, explode resultado esse que pode vim a gerar depois tais sentimentos de culpa, vergonha, arrependimento devido ao senso moral.
Em certas situações, a dimensão moral pode aparecer de forma clara e não apresentar nenhuma dificuldade para a tomada da decisão, porem em ouras que surge com frequancia no dia a dia do ser humano, manifesta uma duvida em estar certo ou errado? Entre Fazer ou não fazer? Distinções do tipo que exigi princípios, onde a capacidade de julgar seja maior que a emoção.
Ao saber que um ato violento ocorreu, imediatamente constata-se que aconteceu um ato imoral, nesse caso a “moral” é fácil de ser julgada muito diferente quando ocorre uma questão do tipo: suponha-se que certo garoto roubou uma nota de 10 reais, sabe-se que o dono da nota necessita dessa nota praa algo muito importante. Mas o garoto quer salvar sua mãe que está muito mal e essa nota irá lhe ajudar muito. Fica a questão o que fazer? Entregar o garoto e prejudicá-lo ou ficar se calar e prejudicar o dono da nota?
Uma pessoa encontra uma maleta de dinheiro e não sabe a quem pertence: deve ficar ou deve esforça-se para encontra seu dono?Para ser um ato de moralidade, evidentemente o dinheiro teria que ser devolvido isso envolve q questão da consciência moral onde deve haver a tomada da decisão certa. Essa consciência tem a