Existencia etica
PROJETO DE PESQUISA – ENSINO FILOSOFICO
A EXISTÊNCIA ÉTICA
Tiago Soares (37)
Prof. Romero
ZÉ DOCA, NOVEMBRO
2014
Tiago Soares (37)
A EXISTÊNCIA ÉTICA
Projeto de Filosofia obrigatórioorientado pelo professor Romero para atribuição de notas da Escola Centro de Ensino Bandeirante.
Orientador: Prof. Romero
Zé Doca, Novembro
2014
Existência Ética
Com a linguagem simples e raciocínio direto que é utilizado, a outrora explica diversos conceitos sobre o comportamento ético e moral. Levanta exemplos de situações contemporânea e possíveis de acontecer na vida de qualquer pessoa para demonstrar a características de senso e consciência moral, juízo de fato e de valor, ética e violência e constituintes do campo ético.
O conceito de senso moral demonstra situações que geram sentimentos e ações desencadeadas para o exprimirmos, demonstrando que o senso está atrelado as nossas idéias do que é certo e do que é errado, o que é justo e o que é injusto.
Eutanásia, aborto, emprego desonesto e casos de roubo são exemplos que ela cita para demonstrar que a nossa consciência moral é posta a prova ao estarmos de frente a uma situação como essas e ser necessário tomarmos uma decisão.
Sendo assim, os ideais éticos se oferecem como garantia da nossa condição de sujeitos, proibindo moralmente o que nos transforme em objeto. A ética é normativa justamente porque impõe limites e controle.
Por sua vez, para que haja ética é preciso que exista o agente consciente que conheça e distinga o bem e o mal. A consciência moral não distingue somente, mas se reconhece como capaz de julgar e de agir em conformidade. Somos responsáveis por nossas ações e, dessa maneira, consciência e responsabilidade são fatores indissolúveis da vida ética.
Algumas condições para que possamos considerar o sujeito ético ou moral: ser consciente de si e dos outros; ser capaz da reflexão; ser dotado de vontade, ou