Existencialismo
Discutir acerca da inserção do psicólogo clínico nas políticas públicas a partir de uma experiência de plantão psicológico.
Temas e conceitos mais importantes
O papel atual do psicólogo clínico.
Reconhecerr que a clínica remete ao contato com o outro em sua inteireza.
A necessidade deste profissional tornar-se um parceiro na busca de alternativas para as demandas.
A necessidade de conhecimento das políticas públicas, que podem servir como espaço de acolhimento à queixa apresentada pelos clientes.
A deficiente formação do psicólogo no que tange a essas questões e o modelo privatista em que atuam as clínicas-escolas de Psicologia no Brasil.
A necessidade de contato com questões alheias ao campo psicológico.
Definir a idéia central das seguintes teorias:
a) A idéia central da Escola Humanista e suas possibilidades de aplicação na atuação profissional do psicólogo.
O Humanismo valoriza os afetos em detrimento de uma construção racional sobre si, ou seja, prever e controlar o comportamento humano. A Psicologia Clínica possui duas produções contemporâneas - a tradicional ou clássica e as tendências emergentes. Na forma tradicional, destacam-se concepções intrapsíquicas e processos psicopatológicos individuais. Nas tendências emergentes, sobressai-se uma preocupação elevada com a vinculação do entendimento dos fenômenos psicológicos ao contexto social, podemos dizer que o novo fazer clínico inclui uma análise do contexto social em que o indivíduo está inserido, ao invés das clássicas abordagens, o compromisso ético ocupa papel de destaque nas diretrizes para a realização do trabalho do psicólogo clínico.
b) Os principais autores.
Figueiredo: para que se compreenda a história da Psicologia não basta apenas acumular dados sobre as teorias diversas que compõem este espaço de dispersão do saber. É necessário, primeiramente, discutir acerca das condições de possibilidade de invenção deste saber para que se entenda o que se convencionou