policas s no brasil
1 INTRODUÇÃO iv
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se de uma abordagem sobre a instrumentalidade do serviço social enquanto uma categoria pertinente à prática profissional do Serviço Social. Embasa-se e
Pode-se perceber que o surgimento das Políticas Sociais, inicia-se a partir do capitalismo, construída por meio das mobilizações advindas das revoluções industriais e entendida como estratégia de intervenção do governo, mostrando diversos marcos que se referem às políticas sociais e aos direitos sociais, sendo o processo histórico da ética percorrida pelo serviço social no Brasil e o processo teórico e metodológico percorrido pelos profissionais do serviço social após a década de 1980. Tendo assim, os pontos mais relevantes do processo de construção das Políticas Sociais brasileira, sua formação, atuação, formas de intervenção e a ética profissional.
O surgimento do Serviço Social no Brasil tem sua origem no amplo movimento social que a Igreja Católica desenvolve com o objetivo de definir a fé cristã na sociedade. Com o crescimento da industrialização e das populações das áreas urbanas, surge a necessidade de controlar a massa operária. Com isso o Estado absorve parte das reivindicações populares, que demandavam condições de reprodução: alimentação, moradia e saúde, ampliando as bases do reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação social e salarial.
2 DESENVOLVIMENTO
De acordo com Iamamoto (1995), o Serviço Social nasce devido à "Questão Social". Questão Social esta, que surge devido ao antagonismo entre as classes capitalista e proletariado, antagonismo este, que é conseqüência da exploração, do agravamento da pobreza, da falta de assistência, dentre outros; este antagonismo se agrava, pois a forma do capitalismo atuar se expande devido a diversos fatos históricos, como o auge da Revolução Industrial na sua fase monopolista.
No decorrer das