Existencialismo e marxismo
Tarefa 12: Realizar a atividade do texto básico
1. Após ler os autores que tratam do existencialismo e do marxismo, definam em poucas palavras os dois pensamentos: * Existencialismo: O existencialismo é Corrente filosófica contemporânea, que concebe a especulação como uma análise minuciosa da experiência cotidiana em todos os seus aspectos, teóricos e práticos, individuais e sociais, instintivos e intencionais, mas, sobretudo, dos aspectos irracionais da existência humana. O existencialismo concebe o homem como ser finito, lançado ao mundo e continuamente dilacerado por situações problemáticas ou absurdas. O existencialismo vai se interessar principalmente pelo homem. No existencialismo, o ponto de partida do indivíduo é caracterizado pelo que se tem designado por "atitude existencial", ou uma sensação de desorientação e confusão face a um mundo aparentemente sem sentido e absurdo. * Marxismo: O marxismo é a doutrina derivada das teorias desenvolvidas pelos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels, desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. A teoria marxista é composta de uma teoria científica, o materialismo histórico, e de uma filosofia, o materialismo dialético. O marxismo compreende o homem como um ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
2. Depois de ler o texto básico e assistir ao vídeo da disciplina, você tem condições de exercitar algumas reflexões sobre o pensamento filosófico do existencialismo e do marxismo.
O filósofo Martin Heidegger é uns dos mais influentes filósofos do Existencialismo. Para o filósofo o ser nunca se manifesta diretamente, imediatamente, em si mesmo, mas como o ser deste ou daquele ente, como o ser de um homem, de um cão, de uma mesa, etc. O