Resumo organização de computadores
Capitulo: 9.
Entrada e Saída (E/S)
Os dispositivos de Entrada e Saída são os principais meios de comunicação entre o homem e maquina, em geral, são denominados periféricos, pois são encontrados fora do núcleo principal (CPU/MP).
Os Dispositivos de Entrada são os quais inserimos os dados, são periféricos como o teclado, mouse, microfone e proporciona a comunicação Homem-Maquina; Já os Dispositivos de Saída são por onde a maquina nos fornece as informações, os principais periféricos são o Monitor, Caixa de Som, Impressora e nos fornece a comunicação Maquina-Homem.
A comunicação entre os dispositivos de saída e entrada (E/S) e o núcleo CPU/MP acontece por meio de barramentos, assim como ocorre na comunicação entre a CPU e a memória principal, neste barramento ficam interligados todos os componentes de um sistema de computação e é por onde fluem informações, dados, endereços e sinais de controles. Assim sendo, o barramento é nada mais que um meio de compartilhamento de informações entre os diversos componentes do computador; Atualmente, existe três classificações de barramentos, o barramento local e o do sistema destinados a interligar o processador com os módulos de memória cache e principal devido serem mais rápidos, sendo destinado para os periféricos o barramento de expansão devido a sua menor velocidade; O barramento de expansão também pode ser implementado em duas partes, uma destinada a dispositivos mais rápidos como discos rígidos, modens e rede, e outra destinada a dispositivos mais lentos como mouses, teclados e outros.
Os dispositivos de Entrada/Saída possui diversos elementos que embora realizem o mesmo tipo de função que é a comunicação entre o homem e maquina, possuem características bem diversas. Por esse motivo, integra-se diversos elementos que cooperam no processo de entrada/saída em um subsistema, como parte de um sistema de computação, tendo de ser capaz de realizar duas funções, a de