Exercícios
1. As raízes podem ser classificadas de acordo com o hábitat em que se desenvolvem. Quais são estes hábitats e como as raízes são classificadas (denominadas) segundo este critério?
R: Raízes aéreas – grampiformes ou aderentes, cinturas ou estranguladoras, respiratórias ou haustórios, suporte ou fulcreas, tabulares ou sapopemas.
Raízes terrestres – armazenamento, axial, pivotante, fasciculada, secundaria tuberosa, axial tuberosa, adventícia tuberosa.
Raízes Aquáticas- Pistia stratiotis. Retira nutrientes da agua.
2. O que são caules volúveis? Defina caule volúvel dextrorso e caule volúvel sinistrorso.
R: Este caule cresce ao redor de um suporte em formato espiral, este movimento feito por este caule é denominado circuntação. É muito comum este tipo de caule em pé de feijão.
Dextrorso: quando o caule encaracola para o lado direito. Sinistrorso: quando o caule encaracola para o lado esquerdo.
3. Alguns caules se desenvolvem sob o solo, sendo denominados subterrâneos. Liste todos os tipos de caule subterrâneos e cite um exemplo de planta (nome da espécie) para cada tipo.
R: Rizoma- samambaia-de-metro (Nephrolepis cordifolia)
Tubérculo- Batata- inglesa (Solanum tuberosum).
Bulbo- lírio-aranha (Hymenocallis caribaea)
4. O que são acúleos?
R: não são caules nem folhas, mas projeções dos tecidos externos do caule (“espinhos” da rosa).
5. Qual a diferença entre acúleo e espinho?
R: Acúleo é uma formação epidérmica com aspecto de espinho, encontrada em caules (roseira) ou em folhas (joá-bravo). Distingue-se do espinho por ser facilmente destacável e não possuir elementos condutores. Espinho é parte de um caule ou folha, modificada e transformada em ponta aguda e rija. O espinho difere do acúleo por sua inserção profunda e por estar ligado ao sistema vascular da planta (laranjeira) .
6. Explique o que são gavinhas, qual sua função e de que parte da planta elas se originam.
R: As gavinhas podem ser encontradas em plantas trepadeiras,