Redes de Interação
TRABALHO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE
REDES DE INTERAÇÃO
Professora: Janaina
Alunos:
Lucas Antonio Ruiz
Marcus Vinícius dos Santos
Flávio Augusto de Lima Cardoso
Jonas Brambilla Fracarolli
Fernando Cesar Romanini
Maringá, 07 de Novembro de 2013
Nas últimas décadas as cidades vêm crescendo de maneira desordenada, e isso tem sido responsável pelo aumento da pressão das atividades antrópicas sobre os recursos naturais. Em todo o planeta, praticamente não tenha sofrido influência direta ou indireta do homem, como por exemplo, contaminação de lençol freático e introdução de espécies exóticas, resultando na diminuição da diversidade de hábitat e perda da biodiversidade.
Os métodos de avaliação de impactos ambientais são mecanismos estruturados para comparar, organizar e analisar informações sobre os impactos de uma proposta, incluindo os meios de apresentação escrita e visual dessa informação. Alguns métodos são adaptados em técnicas do planejamento, estudos econômicos como, por exemplo, a análise de potencialidade de utilização do solo e de uso múltiplos de recursos naturais, modelos matemáticos e etc. Existem distintas linhas metodológicas desenvolvidas para a avaliação de impactos ambientais: Metodologia espontânea, Listagem, Matrizes de Interações, Redes de Interação, Metodologias quantitativas, Modelos de simulação, Mapas de superposição, Projeção de cenários, entre outros.
Rede de interação procura estabelecer a seqüência de impactos ambientais a partir de uma determinada intervenção, utilizando método gráfico. As redes de interação devem ser empregadas apenas para a identificação dos impactos indiretos e suas interações, uma vez que não destacam a importância relativa dos impactos identificados nem dispensam o uso de técnicas de previsão e outros métodos para completar as tarefas do estudo.
MÉTODO DAS REDES DE INTERAÇÃO
As redes de interação foram criadas para possibilitar a