Exercícios Resolvidos de Auditoria
Introdução
Com o processo de globalização, que resultou em um intenso intercâmbio entre os países, cada vez mais o mercado de capitas vem adquirindo uma crescente importância no cenário financeiro internacional. O dinheiro não dorme e os investidores buscam oportunidades no mundo todo.
Seguindo essa tendência mundial, os países em desenvolvimento procuram abrir suas economias para poder receber investimentos externos. Assim, quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo e atrativo é o seu mercado de capitais.
Por ser um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do País, o mercado acionário também se constitui em uma importante opção de investimento para pessoas e instituições.
Noções Básicas de Economia e Finanças:
A economia esta presente no cotidiano de todas as pessoas e nos acompanha em todos os momentos de nossas vidas. Para compreendê-la, precisamos conhecer alguns conceitos fundamentais:
Política econômica:
O Estado exerce sua atividade através de uma série de medidas conhecidas como políticas econômicas, objetivando:
Desenvolvimento econômico
Pleno emprego e sua estabilidade
Equilíbrio financeiro das transações econômicas com o exterior
Estabilidade de preços e controle da inflação
Promover a distribuição das riquezas e das rendas
A política econômica pode ser chamada de acordo com seus objetivos, assim temos: Estrutural – Visa modificar a estrutura econômica do país, chegando a regular o funcionamento dos mercados, extinguir ou criar empresas publicas e alterar a distribuição da renda.
De estabilização conjuntural – Objetiva administrar uma depressão econômica, combater a inflação e a escassez de produtos.
De expansão – Visa a manutenção ou a aceleração do desenvolvimento econômico. As principais políticas econômicas utilizadas pelo Estado são:
Política monetária
Pode ser