Exercícios resolvidos de auditoria financeira
Conceito
É uma área específica da contabilidade voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado numa entidade, com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinados dados.
A auditoria das demonstrações contábeis visa verificar as informações contidas nestas, bem como todos os itens, formas e métodos que as influenciam.
Os exames de auditoria obedecem as normas de auditoria e procedimentos de comprovação dos dados em estudo.
Existem dois tipos de Auditoria:
Auditoria Interna: verificar os controles internos e emitir relatório a respeito de recomendações;
Auditoria Externa ou Independente: atestar a veracidade das demonstrações contábeis e emitir parecer.
Diferenças entre o Auditor interno e Auditor externo
NORMAS DE AUDITORIA INTERNA
Conceito
Constitui um conjunto de procedimentos técnicos com o objetivo de examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.
Procedimentos de auditoria * são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes para emitir suas conclusões ou recomendações; * divide-se em testes de observância (conformidade) e testes substantivos: * observância: permitem razoável segurança sobre o efetivo funcionamento dos controles internos estabelecidos pela administração e seu cumprimentos pelos funcionários; * substantivos: permitem a obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade) * as informações obtidas pela auditoria interna são chamadas de evidências, as quais devem fornecer satisfatoriamente base sólida para as conclusões e recomendações.
Papéis de trabalho * conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas, que constituem evidência do trabalho executado.
Fraude e erro * o auditor deve assessorar a administração no trabalho de prevenção de erros e