Exercícios Propostos
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Exercícios Propostos
1) Diferencie Logística de SCM. Gestão da Cadeia de Suprimentos é uma metodologia que abrange o planejamento e o controle de todas as atividades envolvidas com o abastecimento e aquisição (compras), produção (manufatura) e todas as atividades de logística. Visando a redução de custos, minimização de ciclos e maximização do valor percebido pelo cliente final, por meio do rompimento das barreiras entre departamentos, áreas e elementos da cadeia. Gestão logística é a parte do SCM que planeja, implementa e controla o fluxo (adiante e reverso) e a armazenagem de materiais, serviços e informações relacionadas, de forma eficiente e eficaz, entre o ponto de origem e o ponto de consumo para satisfazer as necessidades dos clientes.
2) Descreva um fluxo de atendimento de pedidos na logística e analise como esse fluxo pode gerar valor na SCM. O fluxo descrito é o de pedidos de um comércio eletrônico, E-commerce. “Enquanto na grande maioria dos ERPs o fluxo de pedido de venda é composto por quatro atividades básicas (análise de crédito, reserva de estoque, ordem de separação e faturamento), o fluxo do pedido no back-office é muito mais detalhado pelo fato de se referir ao cliente final (60% dos pedidos têm um só item com uma unidade) e ser entregue em domicílio.
1. Primeira fase: aprovações Na maioria das grandes lojas, a análise de fraude e pagamento consta no escopo do back-office, permitindo que o controle integral do fluxo esteja sob domínio de uma única peça de software, condição importante para o cancelamento do pedido e informações ao cliente. Há três validações: fraude, atendimento lógico e pagamento.
2. Segunda fase: atendimento físico (fase final de logística interna) Entende-se por atendimento físico o encontro do pedido com a mercadoria que ele está requisitando. Nesse conjunto de atividades, reside a mais notável