Dosagem do concreto
Traço: O Engenheiro tecnologista faz a coleta dos materiais nos fornecedores, na jazida e nas pedreiras, depois faz a caracterização e consecutivamente vai para fazer o estudo de traço, há uma demanda de tempo para que haja o ajuste, e mesmo depois da época da parte produtiva vai ajustando o traço otimizando a plasticidade, a trabalhabilidade e até mesmo o consumo de cimento. Toda semana é feito um traço de maior produtividade, onde ele é rodado e moldado para fazer o acompanhamento, onde é o relacionando o concreto do laboratório e o concreto produzido nos caminhões betoneiras, pois, é feita uma avaliação de viagens alternadas, todo caminha que sai da central é feita a moldagem e isso serve para verifica como está a qualidade do concreto.
A central dosadora de concreto é a responsável pela dosagem dos materiais que são caracterizados, o departamento de tecnologia vai na concreteira e faz a coleta dos materiais, onde são feitos os estudos, hoje em dia os estudos na parte de produção tem o mesmo rigor de antigamente, onde duas vezes por semana é feito uma caracterização do agregado miúdo na própria concreteira, onde esses dados são cadastrados no sistema da empresa e a central e tecnologia do nordeste faz a avaliação.
componentes do concreto e sua transferência para o caminhão betoneira. Neste tipo de central, a mistura e a homogeneização do concreto são feitas no próprio caminhão, antes de prosseguir para a obra. Estas centrais são compostas basicamente por silo de cimento, reservatórios para água e aditivo, balanças de cimento e agregados, hidrômetros, compressores e transportadores de correia. A pesagem dos agregados é feita a partir da Caixa de Agregados, equipamento composto por uma balança e uma caixa com divisórias para armazenar, em média, de quatro a seis tipos de agregados.