Dosagem do concreto
Materiais de construção || – Engenharia Civil
Dosagem de Concretos Convencionais (método IPT/EPUSP)
Alunos: Debora Fritsche Javornik;
Erechim 10 de outubro de 2013
Introdução
Concreto é uma mistura de cimento Portland, água potável, ar e agregados, podendo também conter aditivos. Esta mistura geralmente realizada em obras é feita de maneira indevida pelos profissionais que não respeitam as devidas normas, adicionado os materiais sem respeitar e fazer os devidos controles o que acarretara em uma perda das propriedades deste que poderá trazer prejuízos à obra. Como estudantes de engenharia civil demonstramos certa preocupação em relação à situação e através deste experimento tivemos como objetivo apreender em pratica a fazer a dosagem correta da mistura utilizando do nosso conhecimento teórico. Este experimento que será apresentado a seguir foi realizado em laboratório com a ajuda da professora respeitando todas as normas estabelecidas pela NBR apresentaremos neste relatório os procedimentos e resultados.
Objetivo: Os procedimentos realizados em laboratório visam proporcionar maior contato com os materiais de construção, bem como consolidar os conceitos teóricos abordados em sala de aula, contribuindo assim para a formação acadêmica dos alunos.
Atividades desenvolvidas:
Dosagem do Concreto Convencional (Método IPT/EPUSP);
Ensaio de abatimento ( trabalhabilidade do concreto);
Ensaio de massa específica do concreto;
Resistência à compressão;
Elaboração do diagrama de dosagem.
Dosagem do Concreto Convencional (Método IPT/EPUSP)
È o proporcionamento adequado e mais econômico dos materiais. Primeiramente deve ser feita uma seleção criteriosa dos materiais, depois o proporcionamento destes tendo como princípios básicos o custo, a trabalhabilidade, a resistência e