Exercícios Medicina Legal
1- M.F.G, 88 anos de idade, que morarava sozinha, foi encontrada morta em sua cama, em casa, hoje pela manhã, quando sua empregada chegou. O Delegado de Polícia percebeu que não havia marcas de violência no corpo, e encontrou um frasco de medicamento vazio, próximo à cama. Soube que M.F.G. era diabética, hipertensa, e sofria de doença cardíaca grave. Mas chamava a atenção dos vizinhos um fato: a janela da cozinha estava aberta, sem marcas de arrombamento. Isso jamais acontecera, pois a empregada doméstica, muito cuidadosa e responsável, sempre fechava a casa muito bem. Durante a noite um vizinho acha que ouviu vozes vindo da direção da casa, mas não ele não tem certeza. Visualizando o corpo, tudo indica tratar-se de morte natural. Mas nesse caso o Delegado resolveu não enviar o cadáver para o SVO (Serviço de verificação de óbitos) e sim para o IML. Ele então agiu corretamente.
Verdadeiro
Falso
2-Enquanto o exame sobre o corpo é feito pelo médico-legista e denominado perinecroscópico, o exame realizado sobre o local do crime é realizado pelos peritos criminais ou forenses, denominando-se recognição visuográfica do local do crime.
Verdadeiro
Falso
3-Infortunística: Estuda os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.
Verdadeiro
Falso
4- A.F.T, 22 anos foi inumado hoje às 17h. Esse ato só pode ocorrer com autorização judicial.
Verdadeiro
Falso
5- Na falta de perito oficial, haverá a nomeação de duas pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior, preferencialmente na área relacionada com a natureza do exame. Tais peritos não oficiais, leigos ou louvados deverão prestar compromisso de bem e fielmente desenvolverem o encargo.
Verdadeiro
Falso
6- Auto é o parecer detalhado do perito que é ditado ao escrivão: Verdadeiro
Falso
7- A Diceologia estuda os direitos do médico e a Deontologia Médica estuda as leis ligadas à atividade médica, à ética, às obrigações do médico: